O Mercado de Cartões no Brasil, 1/6/2017

Economics and Politics Research Group

Ciclo de Seminários 2017-I

Evento especial: O Mercado de Cartões no Brasil

mock-credit-card-2-1204837

Data: quinta-feira, primeiro de junho de 2017
Hora: 16h-18h
Local: Auditório VERDE da FACE, Universidade de Brasília,
Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília

Organizador e moderador:

Daniel Gersten Reiss, EPRG e BCB

[apresentação]

Doutor em economia pela UnB e graduado pela Escola Naval. Trabalha há quase uma década com sistemas de pagamentos, tendo gerenciado a implantação do sistema de pagamentos em moeda local entre Brasil e Argentina. Atualmente, está dedicado no Banco Central à pesquisa sobre a escolha e o uso de instrumentos de pagamentos e inovações nessa área. É membro do grupo de trabalho em inovações digitais do CPMI-BIS e atuou como vice-presidente do grupo focal sobre serviços financeiros digitais da UIT.

Apresentadores:

Paulo Springer de Freitas, Senado Federal

[apresentação]

Doutor em economia pela UnB, trabalhou como professor da UFMG, Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA e Analista do Banco Central. Desde 2004 é Consultor Legislativo do Senado Federal na área de política macroeconômica. É professor de Macroeconomia e Teoria Monetária do Mestrado em Economia do Setor Público da UnB e editor do Blog Brasil, Economia e Governo. 

Marcelo Nunes de Oliveira,  Conselho Administrativo de Defesa Econômica

Coordenador-Geral de Análise Antitruste na Superintendência-Geral do CADE desde 2014, responsável pelos setores financeiro, saúde, educação e serviços em geral. Trabalha no CADE desde 2009, tendo sido admitido por meio de concurso da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Antes de trabalhar no CADE, trabalhou no Banco de Brasilia – BRB, tendo ocupado cargos de gerência em diversos níveis, entre 2001 e 2008.
Pós-Graduado em Defesa da Concorrência pela FGV e Bacharel em Administração pela UnB.

Ricardo Teixeira Leite Mourão, Banco Central

[apresentação]

É formado em engenharia elétrica pela UFMG e direito pelo Uniceub. Trabalha no Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban) do Banco Central do Brasil desde 2004, tendo chefiado a Divisão de Sistemas de Pagamentos de 2011 a 2015. Atualmente, atua na assessoria do gabinete do Deban, como consultor.

Gustavo Wanderley Dias de Freitas, Zuum

[apresentação]

Tem 26 anos de experiência no mercado financeiro e de serviços, dos quais 21 anos em cargos diretivos de importantes empresas de meios de pagamento e financeiras, nacionais e internacionais.
Possui carreira consolidada na área financeira com foco no desenvolvimento de mercados emergentes e novos produtos, responsável pela consolidação de processos inovadores de administração de recursos de terceiros, contabilidade, tesouraria e demais setores relacionados a finanças, sobretudo na estruturação de modelos para produtos como cartões de crédito, crédito ao consumidor, pagamento eletrônico, serviços de pagamento e outros. Atuou em empresas como Credicard SA, Citibank NA, PayPal, dentre outras, em diversas funções. É Diretor Presidente da Zuum desde 2015.
É mestre em Finanças pela EAESP-FGV, pós-graduado em administração financeira pela FGV-Brasília e bacharel em administração pela UnB.